Trânsito
Idosos devem fazer carteira para estacionamento em vaga especial
Secretaria de Transporte e Trânsito disponibiliza o documento de forma gratuita também para pessoas com deficiência
Ígor Islabão -
Idosos acima de 60 anos devem confeccionar, junto à Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) de Pelotas, a carteira para estacionamento em vagas especiais. Elas garantem o direito de estacionar nas vagas reservadas aos idosos e, ao mesmo tempo, é uma forma de confirmar aos fiscais do trânsito (sejam os agentes ou os do estacionamento rotativo) que a vaga realmente está sendo ocupada por quem tem direito, evitando possíveis multas.
O diretor executivo da STT, Luiz van der Laan, informa que o processo é simples: basta o idoso ir até a sede da Secretaria, na rua Conde de Porto Alegre, 326, bairro Porto, portando o xerox do Carteira de Identidade, da CNH e de um comprovante de residência. “O processo é rápido e o idoso já sai com a carteira na hora, facilitando seu deslocamento e o estacionamento de seu veículo na vaga destinada para ele”, afirma van der Laan.
É necessário que o idoso deixe sempre o cartão no painel do carro, com fácil acesso e visualização dos fiscais de trânsito. O cartão é gratuito e não possui prazo de validade. A STT funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min.
Pessoas com deficiência também necessitam da credencial
As pessoas com deficiência física também necessitam adquirir a credencial de estacionamento de vaga especial, que deve ficar exposta no painel do carro, de forma visível. Para eles, são exigidos além da cópia da Carteira de Identidade e comprovante de residência, o comprovante ou atestado médico. O Cartão para os deficientes têm validade de dois anos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário